Destinos.

Conheça destinos comuns de quem procura nossas linhas, para mais informações consulte a guia Horários ou Clique Aqui.

Na charmosa vila, carros não entram e o transporte das malas é feito por meio de carroças - Ao atravessar o rio que dá acesso a Caraíva, moradores já estão a postos para fazer esse serviço (Pago à parte.). Na bagagem não pode faltar um par de chinelos, essenciais para andar nas ruazinhas de areia fofa. Como a luz elétrica chegou há pouco tempo, os caminhos são pouco iluminados e uma lanterna também é acessório obrigatório. Na alta temporada, a associação dos nativos de Caraíva costuma montar uma espécie de estande de informações, onde os passeios podem ser agendados.


Arraial D'Ajuda é um distrito de Porto Seguro. A pequena vila se caracteriza pelas suas praias paradisíacas, natureza exuberante e construções com um estilo único. Na estrada para o rio Mucugê, mais conhecida como Rua do Mucugê, se encontra a maior concentração de lojas e restaurantes da região. O estilo arquitetônico, a variedade e o refinamento de seus estabelecimentos fizeram com que fosse apelidada como a "rua mais charmosa do Brasil". É por meio dela, também, que se tem acesso às praias da região. Arraial D'Ajuda oferece aos seus visitantes mais de 20 Km de praias.


Praia da Pitinga, cartão postal de Arraial D'Ajuda, é umas das mais belas praias do Brasil. Há um pedaço com barracas, logo no começo, sentido de quem vem da vila, depois "desaparece" junto com as falésias e emenda com a Praia de Taípe.


A Praia dos Espelhos é uma praia exótica com pousadas charmosas, uma das praias mais bonitas do Brasil a poucos Km's de Trancoso. Os bares e restaurantes na praia oferecem drink's, sucos de frutas, petiscos, frutos do mar, pratos típicos da Bahia e outras sofisticações culinárias num ambiente tranquilo com uma decoração admirável. As noites de lua cheia o brilho do mar vira uma paisagem inesquecível.


É uma das mais próximas de Porto Seguro. Suas águas não são tão bonitas quanto as que ficam no outro extremo do litoral, mas algumas barracas dão conta de animar o local. Ela também fica próxima das pousadas e quem se hospeda por ali tem a praticidade de só precisar caminhar um pouco. Muitos escolhem a região para praticar esportes no mar, como kite surf e surfe.


Praia que conta com uma ótima infra-estrutura turística, sediando o grande parque aquático da localidade. Suas areias se estendem por uma faixa bastante larga, e seu mar é bastante tranquilo, apresentando piscinas naturais quentes e transparentes.


Praia do Parracho, com uma famosa barraca homônima onde há shows, carnavais fora de época e festas universitárias. Na maré baixa a larga faixa de areia abriga toda essa "galera". Também é muito frequentada por mergulhadores.


Praia de Taípe, de mar aberto é isolada por falésias de até 20 metros; mas apesar disso tem barracas de apoio e acesso de automóveis antes da ponte sobre o Rio Taípe. No centro da praia, os visitantes encontram a Lagoa Azul, cujas areias são ricas em silicato de alumínio, que dizem ser ótimas para a pele.


Quadrado
Quadrado

O Quadrado de Trancoso é um dos lugares mais famosos e badalados da Bahia. Quando o povoado deixou o anonimato e foi descoberto por hippies, nos anos 70, o Quadrado era apenas o local em que ficava a igreja da região cercada de casinhas de moradores. Mesmo quase 50 anos depois de ter ficado conhecido nacionalmente, o Quadrado de Trancoso continua tendo como suas principais atrações a Igreja, com todo o mar de fundo, e as casinhas coloridas. A grande diferença é que praticamente todas as casas deixaram de servir de moradia e passaram a ser lojas de marcas famosas e restaurantes.




A Praia dos Coqueiros é uma das mais belas de Trancoso e de Porto seguro. A praia fica coladinha com o famoso Quadrado de Trancoso e a Praia dos Nativos. Como o nome já revela, a Praia dos Coqueiros possui muitas arvores que fazem sombra para os visitantes, além da água de coco. Tudo em um cenário tipicamente baiano encontrado em Porto Seguro.


A Praia dos Nativos é uma das principais praias para quem esta visitando o vilarejo de Trancoso. Esta é a praia mais próxima da vila e é considerada a principal da cidade. A praia é conhecida por ser bem agitada e movimentada, afinal os hospedes de muitos hotéis localizados ao redor do local aproveita a praia para curtir as férias. Felizmente a praia dos Nativos possui o clima certo para qualquer perfil de visitante.


É ali na Praia do Rio da Barra que fica um dos melhores cenários dos arredores de Trancoso. De um lado, avermelhadas falésias; de outro, palmeiras por todos os lados. Mas isso não é tudo. Parte do encanto da Praia do Rio de Barra está no seu caráter assumidamente "isolado".


A Praia de Itapororoca é uma experiência imperdível para qualquer pessoa. Já na entrada da praia nos deparamos com algo incomum e diferente: Uma entrada estreia formada por vários troncos de madeira enfileirados, formando um corredor rústico que já prepara o turista para uma experiência única. Na Praia de Itapororoca você encontra uma região com muita vegetação e uma praia deserta de areia cor creme, macia e bem fofinha, ideal para quem quer caminhar descalço e aproveitar uma mensagem natural nos pés.


A Ponta de Itaquena é uma daquelas faixas de areia difíceis de serem exploradas. Localizada em área de proteção ambiental e com acesso apenas por quadriciclo ou a pé, Itaquena acaba ficando longo dos holofotes de Trancoso e quase não recebe visitas dos turistas. Queridinha entre os surfistas, Itaquena acaba ficando restrita ao público que gosta de ondas e também de se aventurar em longas caminhadas à beira-mar. O trajeto, a partir da Praia dos Coqueiros, exige disposição e 10 Km de caminhada. Nada que algumas paradas diante das outras porções de paraíso no caminho não aliviem o cansaço.


Segundo a lenda, nesta pequena língua de terra que divide o pacato Rio Buranhém das águas agitadas do Atlântico, cada pescador deixava uma lamparina acesa ao sair para pescar. Na volta, cada um apagava a sua chama, sinalizando, assim, que havia chegado em segurança. Desta forma as famílias e amigos poderiam saber se algum deles ainda se encontrava em alto mar, e oferecer ajuda, se necessário. Assim surgiu o nome desta pequena península que se estende à esquerda de quem atravessa de balsa o percurso de dez minutos que separa o centro de Porto Seguro, do distrito de Arraial d'Ajuda. Com a maré baixa, partindo de Arraial, é possível chegar a pé até à ponta do Apaga-fogo, e apreciar mais um encontro de Rio e Mar, desta vez tendo por testemunha o belíssimo casario colonial da Passarela do Descobrimento no centro de Porto Seguro. Nas noites de lua cheia, inclusive, o brilho lunar refletido nas águas encrespadas do Atlântico, é um espetáculo deslumbrante de paz e comunhão com a natureza. Durante os longos dias de verão, o lugar empresta sua beleza para os praticantes de esportes náuticos, que completam a paisagem com suas velas, pranchas e roupas coloridas.


A praia dos pescadores conhecida como a praia do arraial, dos nativos ou do delegado é uma praia muito popular entre os moradores da região, principalmente para os pescadores, que ancoram os barcos em suas águas. É a praia mais próxima do centro histórico da cidade de Arraial. É uma praia tranquila e ideal para quem deseja dormir debaixo dos coqueiros. Suas águas são calmas e cristalinas e possui ondas fracas. Já a areia é lisa e vestígios de algas marinhas são encontradas em sua orla. Com poucas barracas de praia na areia, ela é ótima para caminhadas, futebol de areia, vôlei e outros esportes. Na culinária um dos pratos mais famosos é o peixe frito.


O passeio clássico da vila é feito em barcos de pescadores ou em lanchas. No percurso, trechos de manguezais e parte do Parque Nacional de Monte Pascoal. O pôr do sol visto das águas é considerado o mais belo da região. Para quem gosta de aventura, vale descer o rio em bóias durante a vazante.


Emoldurada por coqueirais, falésias vermelhas e lagoas de água doce, é semi-deserta e acessível depois de cerca de 40 minutos de caminhada (Antes, é preciso atravessar o rio Caraíva, a nado ou de canoa).


A enseada reúne ondas fracas e recifes que formam piscinas naturais, além de falésias e muitos coqueiros. Fica a 50 minutos da praia de Caraíva, depois da praia do Satu.